Deputado Estadual Raoni Mendes

Notícias

II Fórum de Pacificação Social destaca treinamento de defesa contra violência

II Fórum de Pacificação Social destaca treinamento de defesa contra violência

Com o tema ' O Cidadão Reage', o II Fórum de Pacificação Social, que aconteceu nesta quinta-feira (09), contou com participação de autoridades e representantes da sociedade civil para discutir ideias, trocar experiências e formar parcerias visando contribuir para a Segurança Pública na Paraíba. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um treinamento realizado pelo Grupo de Inteligência da Polícia Militar para se proteger da violência.

 

Coordenado pelo deputado estadual Raoni Mendes (DEM) e pela advogada Tatiana Amaral, este ano o Fórum tratou de medidas de proteção à sociedade contra os crimes cometidos no estado. "Realizamos um trabalho que proporciona uma visão diferente para a população com relação à violência e a postura da sociedade, que pode se prevenir mais e se sentir no controle da sua segurança. A ideia é que possamos mudar de vítima para agentes. Foi uma excelente oportunidade", afirmou Raoni Mendes.

 

A advogada Tatiana Amaral, do escritório Mouzalas, Borba e Azevedo, explicou a importância do debate. "Eu acredito e estou vendo situações de pesquisas que estão trazendo que o ‘não reaja’ não está trazendo resultado, quando a população está ensinada ao não reaja. Esta quebra de paradigma aconteceu hoje, como ter uma atitude mais direta. Uma das consequências deste fórum foi um workshop com a PM para trabalhar esta comunicação, interação com a sociedade, como explicar a questão do não reaja. Algumas estratégias você não vai passar para frente, por isto foi restrito, mas temos que começar a plantar a semente”, explicou.

 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, também participou do evento falou sobre o sentimento de insegurança que a população vive na Paraíba. O coronel afirmou que esta sensação é muito pessoal e que diferentes pessoas podem ter percepções diferentes. Também participaram do Fórum de Pacificação o Tenente Coronel Arnaldo Sobrinho, Tenente Coronel Onivan Elias de Oliveira, Capitão Álvaro Cavalcante, Cabo Valdomiro Bandeira, entre outros.