Deputado Estadual Raoni Mendes

Biografia

QUEM SOU

Raoni Mendes nasceu em João Pessoa, é casado com Millena Diniz, com quem tem dois filhos, Rafael e Davi. Com eles, forma uma família alicerçada nos princípios da fé cristã.
 
Raoni é Católico e foi na igreja que trilhou os primeiros passos de sua vocação da busca pelo bem comum. Adolescente participou do Segue-me, e em seguida do Encontro de Jovens com Cristo e hoje participa do Encontro de Casais com Cristo, todos da Paróquia de Nossa Senhora das Neves.
Sua caminhada cristã revela, ainda, o envolvimento com os grupos da RCC, onde cresceu espiritualmente sendo chamado para outras paróquias e movimentos, para dialogar e cumprir a ordem de Jesus: Ide por todo mundo e evangelizai. E durante anos de palestra, identificou sua verdadeira missão: “Salvar as famílias através dos jovens”. Participa do Grupo de Oração da Renovação Carismática, intitulado: Grupo de Oração São Francisco de Assis – GOSFA.
 
Graduado em Turismo pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba –IESP- Raoni fundou o Diretório Acadêmico de Turismo e foi responsável pela realização, pioneira, em nossa cidade do Encontro Norte – Nordeste dos Estudantes de Hotelaria e Turismo. Como exemplo de busca pela excelência na prestação do serviço a população, é pós-graduado em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Estadual da Paraíba.
 
No Serviço Público Raoni foi Assessor de Planejamento da Secretaria de Turismo de João Pessoa (2001); Diretor de Eventos do Espaço Cultural (2003) e Superintendente Adjunto do IDEME (2005).
 
No ano de 2006, Raoni ingressou na atividade política partidária e candidatou-se a Deputado Estadual alcançando, naquele pleito, a suplência com 7.402 votos.
 
Nas eleições de 2008 candidatou-se a Vereador, conquistando 3.677 votos. Ficou na primeira suplência, apesar de ter obtido votação superior a outros vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa. 
 
Em 2011, ascendeu em definitivo ao mandato e foi considerado um dos vereadores mais atuantes da Casa, com projetos de extrema relevância, como o IPTU Proporcional, a institucionalização de um Programa de Metas de Gestão para o Executivo Municipal, a regulamentação da função dos Secretários Escolares, a inserção de profissionais de enfermagem no quadro das escolas do município, e entre outras proposituras, há ainda, a criação do Banco de João Pessoa para financiamentos de pequenos empreendimentos.
 
Pela sua atuação, bom relacionamento e transparência Raoni logo foi convidado pelo prefeito Luciano Agra a ocupar o importante cargo de Secretario Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de João Pessoa, função que exerceu até o inicio de fevereiro deste ano. A partir desta data, reassumiu o seu mandato de Vereador.
 
Nas eleições de 2012, foi reeleito vereador da cidade de João Pessoa com a votação expressiva de 7.832 votos, sendo o vereador mais votado na cidade. 
 
Raoni Mendes também foi candidato a Deputado Estadual da Paraíba nas eleições de 2014. O parlamentar obteve 13.808 votos. Ele não foi eleito, mas ficou com a terceira suplência da coligação.
 
Em janeiro de 2014, Raoni integra a bancada de oposição  na Câmara Municipal de João Pessoa. Em 2015, o vereador assume a liderança da bancada onde passou a exercer uma atuação mais vigilante e organizada.